Por #GeoSurfSul 

O sistema praial possui um cordão arenoso paralelo à linha de costa que, além da influência na qualidade das ondas, serve como uma barreira de amortecimento contra as ressacas. Estas são as Dunas frontais.

A erosão costeira é um processo natural de ajuste do perfil praial, que ocorre principalmente no outono e no inverno. Em situações de ressaca, as ondas retiram os sedimentos do sistema praia-duna transferindo para os bancos de areia na zona submersa, que atuam na formação das ondas na zona de surfe.

Porém, quando as dunas frontais são substituídas por construções urbanas, perde-se essa zona de amortecimento e os danos materiais são inevitáveis.

Onda na Duna
Dunas servem como barreiras contra ressacas. Arquivo Geosurf Sul

As consequências não são imediatas, pode levar alguns anos até o mar erodir a praia e destruir as construções, porém, o resultado é sempre o mesmo: mudança na dinâmica sedimentar da praia, poluição com materiais de construção e poluição paisagística.
Recado às autoridades que “cuidam” de nossas praias: não cometam os mesmos erros cometidos no passado, invistam em prevenção, pois a remediação é sempre mais cara e nunca é completa.

Dunas frontais (1)

Um pouco mais sobre a Geosurf Sul.

Após passar, uma por uma, as ondas que te separam do outside, chega o momento de esperar a série. A série que irá te trazer aquela sensação única de estar completamente integrado com a natureza ao teu redor. Nessa espera por uma onda perfeita inevitavelmente admiramos o nosso entorno. Surfar é sentir o entorno: da areia que pisas, da pedra que sentes cortando o pé, dos morros que admiras em Santa Catarina e que quase sem perceber lembra da falta deles quando surfas no Rio Grande do Sul, e do quão pequenos se tornam quando olhas as paisagens do Chile e do Havaí com aquelas imensas montanhas. O projeto Geosurf explica o que já esta inconscientemente compreendido por surfistas: nossas ondas são resultado direto da paisagem que nos rodeia.

Para além da explicação científica dos fenômenos geológicos, o projeto proporciona ações de educação ambiental e a divulgação do surf da população local gerando uma conexão única entre o surf, a comunidade e a paisagem que são, desde sempre, indissociáveis.” Por comissão organizadora Geosurf Sul.


Instagram: @geosurfsul

Facebook: www.facebook.com/geosurf

 

0 thoughts on “Dunas frontais: as praias dependem delas! Por #GeosurfSul”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *