Desenvolver qualquer tipo de projeto é uma das formas mais objetivas, saudáveis e lindas de se viver a vida, desde que seja algo genuíno e pro bem, é claro! Mas existem projetos e PROJETOS, assim como SERES humanos e seres HUMANOS.

Em uma das cidades ícones do surf brasileiro, um surfista de alma e ferrenho competidor vem dando exemplo de humanidade e amor ao surf. Falamos de Imbituba – SC, Leandro Elias, o Bananinha, e sua escola de surf comunitária, que insere no esporte crianças carentes e muito especiais.

É a inclusão social através da prática do surf! Não por acaso, o projeto já foi congratulado pelos campeões mundiais Mick Fanning e Adriano de Souza.

Se não bastasse o trabalho comunitário – que além de introduzir a molecada no esporte, os afasta do crime e das drogas, a Escola de Surf Amigos do Bananinha, localizada na Praia do Porto em Imbituba – SC, oferece à comunidade local aulas de surf para crianças e jovens com autismo.

O projeto já está na segunda temporada. A dedicação e evolução de alguns surfistas é surpreendente após a maior familiaridade das crianças com o mar e com as pranchas, fato que também traz ainda mais confiança aos voluntários.

Segundo Bananinha, trabalhar com essas crianças o fez ver o mundo através de outra perspectiva: “Descobri que nossas vidas tem valores diferentes, eu Leandro Elias, Bananinha, senti o maior prazer de estar ao alcance dos autistas! Me inserir na história deles me ajuda a valorizar cada dia da minha vida.

IMG_3753
Se tivéssemos mais Bananinhas, o mundo seria um lugar melhor. Foto Amilton Medeiros

É muito importante a inclusão de vida social na vida dessas crianças! Ver elas no surf nos leva a sonhar…

Nossa vida fica cheia de alegria e de emoções com a sinceridade do sorriso e do abraço forte no pescoço. Não tem dinheiro que pague o amor que estou vivendo nesse mar de onda azul…”.

As aulas de surf com os autistas fazem parte do projeto Onda Azul em parceria com a Amai de Imbituba. O projeto também ocorre em praias de Florianópolis (SC) e São Sebastião (SP).

IMG_9842
Emoção e sorriso que não se pagam.

A escola de surf amigos do Bananinha tem o objetivo de ensinar a prática de surf para a comunidade local da Praia do Porto e de toda Imbituba. Desde 2002, o professor Bananinha exige apenas boas notas no boletim escolar, todo final de ano.

Acho que o surf modifica a vida das crianças através de um esporte lindo e maravilhoso, onde, para poder praticar o surf junto a nós, só pedimos que essas crianças estudem e tirem boas notas na escola.

IMG_9736
A mensalidade cobrada é ter disciplina e ir bem no colégio.

Durante o ano a escola recebe doações de pranchas, wetsuits e acessórios de toda comunidade, que são direcionadas às crianças carentes do projeto, como recompensas por passarem de ano.

Objetivos para 2018: “A escola está confiante no crescimento do projeto com a adesão de mais voluntários, e que dessa forma, mais crianças possam ser beneficiadas com a experiência marcante de deslizar sobres as ondas.

As aulas seguem semanalmente durante inverno e verão. Além de ensinar a prática do surf, o mais importante é a formação de bons cidadãos. Educar Para A Vida – esse é o lema da escola!”

IMG_9803

Se você quiser ajudar de alguma forma o projeto, entre em contato pelo fone/whats (48) 9 9670-0290! ALOHA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *