Fabiano Tissot relata Dia Histórico no Cardosão

 

Após Jairo Lumertz e Guile Variani abrirem o Big Swell, tivemos a atitude monstra do Fabiano Tissot na Praia do Cardoso, no dia 11 de Agosto de 2017 que entrou para a história do big surf brasileiro.

Aproveitando sua acessibilidade e colaboração incondicional, conversamos com o big rider portoalegrense, que foi um dos poucos a tentar a sorte na remada, nesse Cardosão que seguramente chegou aos 20 pés de face e foi um dos mares mais desafiadores já surfados no Farol de Santa Marta.

Segue o relato do Tissot a respeito do dia 11 de agosto, Praia do Cardoso, Laguna – SC.

O gráfico de previsão realmente chamava a atenção, marcando 4 metros com 14 segundos de intervalo e direção de leste. O forte vento nordeste impossibilitaria surfar a Laje da Jagua, que não recebe abrigo nenhum, por ser uma bancada exposta, 6km offshore.

Em compensação, sabíamos que o Cardoso também estaria gigante. Sempre que alguém me pergunta como faz pra surfar ondas grandes, eu digo que primeiro deve se sentir à vontade no Cardoso.

A notícia da ondulação realmente havia corrido. A praia estava lotada de espectadores assistindo a sessão, a equipe de transmissão do Wave Data registrava tudo ao vivo pelo Facebook da Mormaii e pelo site Waves. A última vez que havia visto tanta gente na beira do Cardoso foi no Desafio Mormaii de Ondas Grandes, campeonato realizado em 2015.

Desci o morro a pé com minha 10’6 embaixo do braço, passei por trás dos galpões de pesca e fui direto pro canto da praia entrar pelo canal. Não havia ninguém remando ainda, apenas equipes de tow in na água. De longe vi que o Fabinho Gouveia também caminhava em direção ao canto e esperei por ele.

 

Tissot e Gouveia Carpinelli
Fabio Gouveia e Fabiano Tissot, Praia do Cardoso. Foto Carlos Carpinelli

O canal não estava fácil, muito menos o line up. A corrente estava muito forte, jogando a galera pro meio da praia o tempo todo. Não dava pra parar de remar um minuto. O Fabinho pegou uma boa logo de cara, Mal voltou pro pico e já pegou outra. É o mestre do estilo, da humildade e do posicionamento.

Demorei até encaixar numa boa. Remei com tudo, pisei na prancha e fui catapultado pelo vento, que estava muito forte. Tomei um belo caldo e machuquei o ombro.

tissot james
Fabiano Tissot, Praia do Cardoso. Foto James Thisted

Segui na água. As séries marchavam de leste, algo raro de se ver. Vinham por trás do morro do Farol, formavam um tubo seco atrás do paredão e se dirigiam pro ilhote, onde estava o line up. Algumas entravam bem coladas no canto, outras mais pro meio. As direitas predominavam.

Remei numa da série e consegui ficar em pé antes do double up, mas na hora de descer a espuma veio por cima e me arremessou ladeira abaixo. Rolei pela face, tomei a onda na cabeça, fui arrastado por não sei quanto tempo e, por fim, a massa d’água me tocou pro fundo. Foi uma subida bem demorada e quando emergi, sem saber se estava virado pra beira ou pro outside, tomei outra bomba na cabeça. Meu leash abriu e meu ombro piorou.

110817CARDOSOvisualJAMESTHISTED0292
Fabiano Tissot, Praia do Cardoso. Foto James Thisted

Mudança de planos. Não conseguia mais remar, porém sabia que poderia pilotar se mantivesse os cotovelos colados ao corpo. Após colocar o André Paulista numas ondas, pedi pra me puxar numas também. Na hora de surfar, fui com um pouco mais de cautela pra não piorar minha lesão.

110817CARDOSOtissotJAMESTHISTED008
Fabiano Tissot, Praia do Cardoso. Foto James Thisted

Finalizei o swell mais cedo do que gostaria. Faz parte do jogo.

A sessão teve transmissão ao vivo pelo Facebook da Mormaii, com certeza um registro memorável pro surf brasileiro. Agradeço a Equipe Atowinj e ASFSM pelo apoio, ao shaper Gustavo Satto que finalizou o conserto da minha prancha pro swell, aos fotógrafos Rafa Shot e James Thisted e ao Pampa Barrels por estar sempre ao lado da galera.”, encera o big rider pupilo do lendário Zeca Shaeffer.

Abaixo, segue o vídeo oficial deste Big Day! 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s