A Importância do Parque Estadual de Itapeva – Por Pacha 90º

Na busca por um conteúdo educativo e ao mesmo tempo relacionado a cultura do surf gaúcho, recentemente produzimos uma matéria bem bacana com a brilhante colaboração dos amigos do Geosurf, conteúdo esse que fomentou a importância das Dunas Frontais na preservação de nossas praias.

Desta vez, a parceria é com o pessoal da Pacha 90º, um projeto que, além de lutar pela proteção e preservação do ambiente, tem o intuito de compartilhar conhecimento e uma outra perspectiva de Pachamama, pois a mãe terra vista de 90º é ainda mais encantadora.

“Influenciado pela cultura de cuidado e respeito pelo planeta herdado pelos primeiros povos habitantes da mãe terra, o Pacha 90º produz conhecimento ambiental alinhado com imagens efetuadas com drone.”, relata Gabriel Armiliato, um dos fundadores do projeto.

Abaixo, vocês tem a oportunidade de conhecer um pouco mais a respeito do importantíssimo Parque Estadual de Itapeva – pico de ALTAS ONDAS, agraciados com um vídeo irado e um artigo exclusivo, produzidos pelo pessoal da Pacha. Aproveitem!!!

PARQUE ESTADUAL DE ITAPEVA – RS

O Parque Estadual de Itapeva, situado no extremo norte do litoral gaúcho, mais especificamente na cidade de Torres, é considerado uma zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e reconhecido pela UNESCO, sendo um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica no estado do RS.

O PEVA, como é carinhosamente reconhecido, abrange várias formações indispensáveis para a conservação dos ecossistemas, como a faixa praial, formada pela faixa de praia, dunas frontais, móveis e áreas úmidas, e as áreas de floresta. Além da rica biodiversidade, a região do parque apresenta importância cultural e arqueológica, com um  sambaqui de povos que habitaram a região há 3.500 anos.

No PEVA ainda é possível observar todo o complexo de ambientes que caracterizam o litoral norte do Rio Grande do Sul, sendo um verdadeiro museu do ecossistema original da região.

pacha_1
Parque Estadual de Itapeva – Por Pacha 90º

Espera-se que a longo prazo o parque contribua para a manutenção da biodiversidade atual, recuperando populações e até mesmo criando as condições para que espécies já extintas localmente possam recolonizar a área.

Além disso, o PEVA, no qual se trata de uma área preservada desde 2002, propõe o desenvolvimento sustentável para todo o litoral norte do Rio Grande do Sul, além de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes sobre os valores da natureza.

Todo o Parque Estadual de Itapeva, tanto na sua porção frente ao oceano, como na sua retaguarda, resguarda uma natureza na qual já foi corriqueira no nosso litoral e que faz da prática do surf um esporte mágico e de conexão total com Pachamama. 

“Há pelo menos 10 mil anos, os primeiros representantes da espécie humana (Homo sapiens) chegaram até a America do Sul. Conectados com a mãe terra, os povos indígenas firmaram raízes nesta região. Esta conexão mística nos encanta, foi o que moveu a criação do Pacha 90°”. ALOHA!!!”

Por Pacha 90º

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s